COLÉGIO: ________________________
DATA: _______ de ______________ de _______
SÉRIE: 2º ANO – ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: REDAÇÃO
ALUNO (A): _________________________________________
QUERIDO (A) ESTUDANTE,
VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.
PRODUÇÃO DE NOTÍCIA
Leia os textos que seguem:
TEXTO 1
Ler e estudar: é comum tentar relacionar as duas atividades, que não são nem exclusivas, nem estão obrigatoriamente atreladas. Pode-se estudar sem ler, da mesma forma que podemos ler sem estudar. Ao analisarmos uma célula num microscópio, ou realizarmos experimentos como diferentes corpos num laboratório de física, estamos estudando. Ao lermos uma carta de amor, não. Quando lemos o jornal diário, não estamos estudando, mas, sim, informando-nos, o que é muito diferente. Nem toda informação nos leva ao conhecimento, o estudo, sim. Por um lado, a informação é fundamental para o estudo, e muitas vezes é gerada em consequência deste. A informação, na maioria das vezes, é também preservada através da palavra escrita. Mas é aí que para a relação entre leitura e estudo. A leitura é uma das ferramentas para o estudo e, quando bem aplicada, é, sem dúvida, uma das principais. Talvez a afirmação que possa ser feita é: “Ler é importante ao estudo!” (Francisco Millarch. Brasil20.org )
TEXTO 2
Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com dados antecipados com exclusividade para o G1, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. Ibope inteligência/ Fundação Pró- livro - G1. com .br
Proposta de Redação
QUESTÃO 01 – Agora é sua vez! A partir da leitura dos textos motivadores, produza uma notícia para uma revista Teen com a seguinte manchete: SURGE UM NOVO MODELO DE LEITOR.
Lembre-se:
§ O lide deve aparecer nos primeiros períodos do texto e apresentar, de modo claro, algumas informações essenciais para o leitor (o quê, quem, quando, onde, como, por quê).
§ Se for necessário incluir opiniões ou pontos de vista particulares, lembre-se de fazer corretamente o uso das aspas para marcar a citação de alguém.
§ Utilize uma linguagem formal, e evite, portanto, o uso de estruturas que marcam a oralidade. Seja imparcial, objetivo e claro, além de criativo.
§ Use de 20 a 25 linhas para elaboração do texto. Mãos à obra! E não se esqueça de revisar seu texto
Comentários
Postar um comentário