Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA DE HISTÓRIA - 3º ANO – ENSINO MÉDIO

 

COLÉGIO: _________________________________

DATA: _______ de ______________ de _______

SÉRIE: 3º ANO – ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: HISTÓRIA

ALUNO (A): __________________________                            

 

QUERIDO (A) ESTUDANTE,

VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.

 

QUESTÃO 01 - As noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana, remetem para a categoria de:

a) raças;

b) nacionalidades;

c) civilizações;

d) etnias;

e) religiões.

 

QUESTÃO 02 - A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:

a) Fetichismo, islamismo e judaísmo.

b) Budismo, hinduísmo e maometismo.

c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.

d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.

e) Budismo, judaísmo e islamismo.

 

QUESTÃO 03 - A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:

a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.

c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.

d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.

e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

 

QUESTÃO 04 - Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

a) o politeísmo, caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.

b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.

c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.

d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.

e) a descrença na imortalidade da alma e na ressurreição

 

QUESTÃO 05 - Para facilitar a administração do vasto território persa, foi estabelecida a divisão do império em satrapias, que consistiam basicamente em províncias governadas por pessoas designadas pelos reis persas e conhecidas como sátrapas. Os sátrapas, muitas vezes, não passavam confiança aos reis de sua honestidade e, por isso, funcionários eram designados para monitorá-los. Estamos falando dos:

a) corvos do rei.

b) olhos e ouvidos do rei.

c) emissários do rei.

d) portadores de boas-novas do rei.

e) enviados de Zaratustra.

 

QUESTÃO 06 - Os persas conquistaram inúmeros povos e formaram um dos maiores impérios da Antiguidade. Uma das grandes conquistas dos persas aconteceu em 525 a.C., ao conquistarem o Egito. Esse feito foi atribuído a:

 

a) Ciro, o grande     

b) Cambises II   

c) Dario I     

d) Xerxes 

e) Dario III

 

QUESTÃO 07 - Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura, é possível afirmar que:

a) A vitória de Dario I sobre os gregos marcou o início da ascensão persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.

b) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.

c) Famosos por suas obras arquitetônicas, os persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império.

d) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os assírios na batalha de Susa.

e) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor

 

QUESTÃO 08 - Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.

b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.

c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.

d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.

e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora

 

QUESTÃO 09 - Na tradição muçulmana, há uma narrativa que associa o povo árabe ao patriarca Abraão e, de igual modo, entre os hebreus também há esse vínculo direto. Nos dois casos, o vínculo é sanguíneo e remete aos filhos do referido patriarca, que eram, respectivamente:

a) José, para os hebreus, e David, para os árabes.

b) Ismael, para os árabes, e Isaque, para os hebreus.

c) Jacó, para os hebreus, e Judá, para os árabes.

d) Isaque, para os árabes, e Ismael, para os hebreus.

e) Ismael, para os hebreus, e Salomão, para os árabes.

 

QUESTÃO 10 - O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:

a) Sem, um profeta obscuro da época dos patriarcas.

b) Sem, um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia.

c) Nenhuma das alternativas.

d) Sem, filho de Noé.

e) Sem, isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 7º ANO

COLÉGIO IDEALIZE  DATA: ______/_____/ _____________ SÉRIE 7º ANO  ALUNO(A)_________________________________________________________________ QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS. QUESTÃO 01 - Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que: a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita. b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo. c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação. d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto. QUESTÃO 02 – Observe a tirinha: Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que: a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha. b) O uso da linguage...

ATIVIDADE DE ARTES - 3º ANO – ENSINO MÉDIO

   COLÉGIO: ________________________ DATA: _______ de ______________ de _______ SÉRIE: 3º ANO – ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: ARTES ALUNO (A): ____________________________________________                                QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.   QUESTÃO 01 – As figuras abaixo mostram uma espécie de história em quadrinhos da antiguidade. A 1ª mostra uma cena de guerra e a 2ª uma de paz. Estas figuras representam um tipo de arte da cultura:       a)      (     ) Grega b)     (     ) Mesopotâmia c)     (     ) Egípcia d)     (      ) Romana e)      (     ) N.D.A   QUESTÃO 02 - Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destac...

DÚVIDAS!!!!!!

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS), DEIXE AS SUA DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS DESSE POST PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM ESCLARECE-LAS. https://www.youtube.com/channel/UCPHfaQ_AHbXv0WFPt-fs9rQ