Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA DE GEOGRAFIA - 8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

  

COLÉGIO: ________________________

DATA: _______ de ______________ de _______

SÉRIE: 8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

ALUNO (A): __________________________________________

 

QUERIDO (A) ESTUDANTE,

VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.

 

QUESTÃO 01 – O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da ____ na Revolução Industrial. Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha

b) Holanda

c) Itália

d) Inglaterra

e) Espanha

 

QUESTÃO 02 – O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.

d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.

e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

 

QUESTÃO 03 – O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:

a) O rádio, o telefone e a televisão

b) A locomotiva, o automóvel e a vacina

c) A fotografia, o cinema e a eletricidade

d) O para-raios, a calculadora e o telégrafo.

e) N.D.A.

 

QUESTÃO 04 – A segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Sobre as inovações da segunda revolução industrial, aponte a alternativa abaixo que está incorreta:

a) Petróleo.

b) Energia Elétrica.

c) Motor a combustão.

d) Máquina a vapor.

e) Aço.

 

QUESTÃO 05 – Assinale quais dos procedimentos abaixo mencionados NÃO fazem parte dos avanços produzidos pela Terceira Revolução Industrial:

a) biotecnologia

b) automação industrial

c) uso de combustíveis fósseis

d) química fina

e) robótica

 

 QUESTÃO 06 – 



Tirinha sobre as evoluções tecnológicas contemporâneas.

A tirinha acima reproduz uma crítica recorrentemente direcionada aos impactos gerados pela Terceira Revolução Industrial, dos quais podemos assinalar:

a) A excessiva capacidade de memória dos aparelhos industrializados.

b) A superioridade do desempenho dos produtos face à capacidade humana.

c) A alienação gerada pelas facilidades promovidas pelas tecnologias.

d) O processo de substituição do homem pela máquina no campo produtivo industrial.

e) O desequilíbrio entre o excesso de informações e a incapacidade de armazená-las.

  

QUESTÃO 07 – A emergência da Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Técnico-Científica Informacional, proporcionou uma sequência de avanços no campo do trabalho industrial. No que se refere às modalidades de produção fabril, aquela que melhor se configurou e garantiu a sua manutenção na esfera produtiva foi:

a) macartismo

b) fordismo

c) taylorismo

d) volvismo

e) toyotismo

 

QUESTÃO 08 – Qual um efeito marcante da Revolução Industrial?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

QUESTÃO 09 – O que mudou nas relações de trabalho com a revolução industrial?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 10 – Qual a diferença entre as três revoluções industriais?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 7º ANO

COLÉGIO IDEALIZE  DATA: ______/_____/ _____________ SÉRIE 7º ANO  ALUNO(A)_________________________________________________________________ QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS. QUESTÃO 01 - Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que: a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita. b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo. c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação. d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto. QUESTÃO 02 – Observe a tirinha: Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que: a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha. b) O uso da linguage...

ATIVIDADE DE ARTES - 3º ANO – ENSINO MÉDIO

   COLÉGIO: ________________________ DATA: _______ de ______________ de _______ SÉRIE: 3º ANO – ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: ARTES ALUNO (A): ____________________________________________                                QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.   QUESTÃO 01 – As figuras abaixo mostram uma espécie de história em quadrinhos da antiguidade. A 1ª mostra uma cena de guerra e a 2ª uma de paz. Estas figuras representam um tipo de arte da cultura:       a)      (     ) Grega b)     (     ) Mesopotâmia c)     (     ) Egípcia d)     (      ) Romana e)      (     ) N.D.A   QUESTÃO 02 - Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destac...

DÚVIDAS!!!!!!

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS), DEIXE AS SUA DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS DESSE POST PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM ESCLARECE-LAS. https://www.youtube.com/channel/UCPHfaQ_AHbXv0WFPt-fs9rQ