COLÉGIO:
___________________________________________
DATA:
__________ DE JULHO DE 2020
ALUNO
(A): _________________________________________
SÉRIE:
5º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
REVISÃO
DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
TEXTO:
A ÁGUA
O
consumo mundial de água triplicou em 1950. Mas as reservas de água do nosso
planeta não acompanharam o aumento do consumo, continuando assim nos mesmos
níveis.
O que chama atenção também é que nas últimas
décadas o consumo médio de água tem se ampliado cerca de 50%.
Usando uma torneira aberta durante 5
minutos, para escovar os dentes ou fazer a barba, se gasta em média 12 litros
de água. Algumas maneiras de economizar até 2 litros de água são: escovar os
dentes utilizando um copo de água, fazer a barba colocando um tampão na pia.
Uma torneira que fique gotejando um dia
inteiro gasta cerca de 45 litros de água. Outra atitude que desperdiça muita
água é um banho demorado.
Uma descarga chega a gastar 19 litros de
água. Por isso recomenda-se que sejam trocadas as válvulas de descarga antigas
por válvulas novas que tem duas opções de descarga, e para quem não pode trocar
a descarga devem-se evitar descargas desnecessárias e prolongadas.
Devemos ter consciência que a água é um bem
essencial para a vida de todos, pois nós podemos passar até 28 dias sem comer,
mas apenas três dias sem água.
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO:
01 –
Responda de acordo ao texto:
a)
Qual é o tema do texto?
____________________________________________________________________________________________
b)
Qual foi à modificação no consumo de água em 1950?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Qual foi o aumento do consumo de água nas últimas década?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Quanto gasta uma torneira ligada por 5 minutos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)
Quanto desperdiça uma torneira gotejando durante 1
dia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Quanto gasta em média uma descarga?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g)
Segundo o texto o que podemos fazer para economizar
água?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h)
Por que devemos economizar água?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 –
Que outras atitudes você já observou que traz desperdício de água?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 –
Dê ideias de como economizar água.
Em
casa:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na
escola:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 –
Marque a alternativa em que apresenta, um hiato, um ditongo e um tritongo:
a)
( ) panela, Paraguai, saúde
b) (
) saúde, ouro, saguão
c) ( ) janela, camelo, Uruguai
05 –
Separe as sílabas das palavras abaixo, depois
classifique-as em oxítonas,
paroxítonas ou proparoxítonas:
a)
Separados ____________________________________
b)
Urubu _______________________________________
c) Linguiça___________________________________
d)
Magnetismo___________________________________
e)
Lírios
__________________________________
06 –
Complete a frase com:
b)
Todos falam sobre isso, _______________?
c)
_____________ você estar falando sobre isto?
07 –
Complete as frases com mais ou mas:
a)
Ele saiu cedo de casa, _____ o congestionamento o atrasou.
b)
Sem _____ nem menos, decidiu viajar para a Europa.
08 –
Escreva duas palavras com x de acordo ao som em destaque:
a) X
com som de S
______________________________________
b) X
com som de Z
______________________________________
c) X
com som de CH
_____________________________________
d) X
com som de CS
____________________________________
Comentários
Postar um comentário