Pular para o conteúdo principal

REVISÃO DE PORTUGUÊS - 1º BIMESTRE - 4º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL


COLÉGIO: ____________________________
DATA: __________ DE JULHO DE 2020
ALUNO (A): ________________________________________________
SÉRIE: 4º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

  REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
                                                                           
TEXTO:

Que calor

    O clima estava muito quente no sítio das Roseiras, então Avelina e suas amigas tentavam se abanar com a cauda, sob a sombra do imponente ipê, mas de nada adiantou: as vacas continuaram com calor.
    – Que calor! – reclamou Avelina – Está insuportável! Além do mais, espantar essas moscas que fazem cócegas nos faz sentir mais calor!
    – Ah, não – corrigiu Zani – Eu ainda prefiro o calor e as moscas ao frio! Tive uma ideia: Vamos mugir bem alto para chamar nossas amigas gralhas.
    – Para quê? – Perguntaram as outras vacas, espantadas.
    – Vocês vão ver – insistiu Zani. – Vamos todas juntas. Muuuuu!
    Do lado do campo, as gralhas reconheceram o chamado de alerta das vacas.
    – Nossas amigas estão com alguns problemas – avisou Ameixinha, empoleirada no alto da árvore – Vamos lá verificar o que está acontecendo.
    Uma revoada de pássaros pretos logo voou num pulo e, em seguida pousou ao pé do ipê.
    – O que está acontecendo? – Perguntou Ameixinha a Zani.
    – Não estamos suportando este calor! – respondeu à vaca.
    – Principalmente eu – falou Avelina – não consigo me refrescar…
    – Vamos dar um jeito nisso – Anunciou Ameixinha cheia de si.
    Dito e feito, as gralhas saltitaram ritmadamente sobre os galhos baixos do ipê, com o peso delas, os galhos se movimentaram como um leque.
    – Está bom assim? Perguntou Ameixinha à Avelina.
    – Perfeito! – respondeu a vaca, aliviada. – É ótimo ter amigos com quem podemos contar! – exclamou zeni. – Obrigada!

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

01 – Responda as questões abaixo de acordo ao texto.

a) Qual é o título do texto?
_______________________________________________________________________________________
b) Como estava o clima no sítio da roseira?
______________________________________________________
c) Com o que Avelina e suas amigas se abanavam para se refrescar?
______________________________________________________
d) Onde Avelina e suas amigas tentavam se esconder do sol?
______________________________________________________
e) Apesar do calor, o que mais incomodava a Avelina?
______________________________________________________
f) Qual foi a ideia da Zeni?
______________________________________________________
g) Ao ouvir o mugido, quem apareceu para saber o que acontecia com as vacas?
_____________________________________________________________________________________
h) Como Ameixinha resolveu o problema das vacas com o calor?
______________________________________________________
02 – Escreva uma frase com os verbos indicados abaixo:

a) Esperar (presente)
________________________________________________________________________________________

b) Emprestar (passado)
______________________________________________________

c) Ganhar (futuro)
______________________________________________________
03 – Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:

a) Fernanda comeu um terço da torta. ______________________________________________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. ______________________________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ______________________________________________________
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita. ___________________________________________________________________________________
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________________________________
04 – Nas frases seguintes, substitua as palavras destacadas por: porque, por que, por quê ou porquê.

a) Ela chegou atrasada pois apanhou um engarrafamento enorme.
______________________________________________________
b) A diretora disse aquilo por qual motivo?
______________________________________________________
c) Por qual razão existe tanta rivalidade entre vocês?
______________________________________________________
d) Qual o motivo de tanto barulho?
______________________________________________________
e) Essa foi a razão pela qual saímos do Brasil.
______________________________________________________
05 – Indique a posição da sílaba tônica das palavras.
a) oxítonas; ______________________________________________________
b) paroxítonas; ______________________________________________________
c) proparoxítonas; ______________________________________________________
06 – Classifique as seguintes palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
a) açúcar _____________________________________________
b) ali ________________________________________________
c) tabu _______________________________________________
d) sótão ______________________________________________
e) vírus ______________________________________________
f) dinâmico ___________________________________________
g) aipim ______________________________________________
h) trôpego ____________________________________________



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 7º ANO

COLÉGIO IDEALIZE  DATA: ______/_____/ _____________ SÉRIE 7º ANO  ALUNO(A)_________________________________________________________________ QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS. QUESTÃO 01 - Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que: a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita. b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo. c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação. d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto. QUESTÃO 02 – Observe a tirinha: Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que: a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha. b) O uso da linguage...

ATIVIDADE DE ARTES - 3º ANO – ENSINO MÉDIO

   COLÉGIO: ________________________ DATA: _______ de ______________ de _______ SÉRIE: 3º ANO – ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: ARTES ALUNO (A): ____________________________________________                                QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.   QUESTÃO 01 – As figuras abaixo mostram uma espécie de história em quadrinhos da antiguidade. A 1ª mostra uma cena de guerra e a 2ª uma de paz. Estas figuras representam um tipo de arte da cultura:       a)      (     ) Grega b)     (     ) Mesopotâmia c)     (     ) Egípcia d)     (      ) Romana e)      (     ) N.D.A   QUESTÃO 02 - Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destac...

DÚVIDAS!!!!!!

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS), DEIXE AS SUA DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS DESSE POST PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM ESCLARECE-LAS. https://www.youtube.com/channel/UCPHfaQ_AHbXv0WFPt-fs9rQ