Pular para o conteúdo principal

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 9º ANO

COLÉGIO IDEALIZE 
DATA: ______/_____/ _____________
SÉRIE 9º ANO 
ALUNO(A)_________________________________________________________________

QUERIDO (A) ESTUDANTE,
VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS.

QUESTÃO 01 - Conceitue:
a) Frase 
b) Oração
c) Período
d) Período simples
e) Período composto por subordinação
f) Período composto por coordenação

QUESTÃO 02 - Analise as frases seguintes e marque as que também são orações:
a) Parabéns por tudo.
b) Que comportamento agressivo!
c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.

QUESTÃO 03 - Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:
a) Eu e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso

QUESTÃO 04 - Compare: 
1- Ela estuda muito; logo passará            2- Ela estuda muito, logo, passará.

É correto afirmar que a palavra “logo”
a) Tem o mesmo sentido em 1 e 2
b) É conclusiva apenas em 1
c) É Conclusiva apenas em 2
d) Não é conclusiva em nenhum dos itens.

QUESTÃO 05 - Classifique as orações coordenadas sindéticas de acordo com o seguinte código:
1) Aditiva
2) Adversativa
3) Alternativa
4) Conclusiva
5) Explicativa

(  ) Estuda e entende tudo.
(  ) Pede ajuda, e ajuda ninguém.
(  ) Não saia agora, pois está perigoso.
(  ) Não grite comigo, que não sou surdo.
(  ) Eu gritei, e você não me ouviu; é surdo, pois.
(  ) Fale alto, mas não grite, pois não sou surdo.
(  ) Ora você grita, ora fala baixo.
(  )Grite, ou ninguém ouvirá.
(  ) Eu lhe dei carinho; você, no entanto, foi frio.

QUESTÃO 06 - De acordo com o referido modelo, transforme em um substantivo as orações subordinadas substantivas em destaque:
a) Acreditávamos realmente que você colaborasse durante a pesquisa. 
R- Acreditávamos realmente na sua colaboração durante a pesquisa.
b) A família estava certa de que Carlos chegaria para a comemoração.
c) Foi confirmado que você participou na entrevista aos candidatos.
d) O meu desejo era que todos comparecessem à reunião.
e) A solução mais viável é que os funcionários desistam em permanecer com a greve.

QUESTÃO 07 - Numere os parênteses de acordo com a função da oração subordinada substantiva, sendo:
a) Sujeito
b) Objeto direto
c) Objeto indireto
d) Complemento nominal 
e) Predicativo
f) Aposto

(  ) É Conveniente que você chegue cedo.
(  ) Foi dito que ela fez provas excelentes.
(  ) Todos acham que você é muito competente.
(  ) Meu desejo é que todos vençam.
(  ) Sabe-se que aquele time será campeão.
(  ) A criança não gosta de quem faz caretas.
(  ) Referi-me a quem estuda com afinco.
(  ) As crianças têm medo de quem faz caretas.
(  ) Só lhe peço isto: que respeite o próximo.
(  ) Não há dúvidas de que terás bons resultados.
(  ) Ninguém duvida de que o viaduto desabará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÚVIDAS!!!!!!

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS), DEIXE AS SUA DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS DESSE POST PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM ESCLARECE-LAS. https://www.youtube.com/channel/UCPHfaQ_AHbXv0WFPt-fs9rQ

ATIVIDADE DE ARTES - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

  COLÉGIO: ________________________ DATA: _______ de ______________ de _______ SÉRIE: 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: ARTES ALUNO (A): __________________________________________                                QUERIDO (A) ESTUDANTE, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA ATIVIDADE EXTRA AVALIATIVA.   QUESTÃO 01 - Realizadas em roda e de mãos dadas, as danças circulares foram criadas por Bernhard Wosien e sintetizam danças de diferentes culturas pesquisadas por ele. Assinale a opção INCORRETA em relação a essa dança. a)       Diálogo do próprio corpo com o dos demais. b)      Dinâmica de integração de indivíduos em grupos. c)       Exercício grupal de percepção espacial de lateralidade. d)      Experiência de comunhão entre as pessoas. e)       Prática coletiva inspirada em ritos e meditação. QUESTÃO 02 – A arte primitiva foi também chamada de Arte Naif, no início do século XX, quando valorizada pelos artistas eruditos que a acolheram como manifestação de valor p

REVISÃO DE MATEMÁTICA - 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - 01 DE DEZEMBRO DE 2020