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LISTA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS DO 1º,2º,3º ANOS DO ENSINO MÉDIO


COLÉGIO IDEALIZE
DATA:_____/______/__________
SÉRIE: ______________________________________________________
ALUNO (A) __________________________________________

QUERIDO (A) ESTUDANTE,
VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS.

QUESTÃO 01. Leia o texto de Antônio Cândido, “O Direito à Literatura”, com atenção.
                  O Direito à Literatura
Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.
Vista deste modo, a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independente da nossa vontade. E durante a vigília, a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito – como anedota, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.
Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.
A função da literatura está ligada à complexidade da sua natureza, que explica inclusive o papel contraditório, mas humanizador (talvez humanizador porque contraditório). Analisando-a, podemos distinguir pelo menos três faces: ela é uma construção de objetos autônomos como estrutura e significado; ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos; ela é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.
Portanto, a luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis de cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.

Após a leitura, disserte sobre quais as possibilidades de função da literatura? Nesse sentido, pense sob a perspectiva de literatura como um direito humano.

QUESTÃO 02. Relacione a função da literatura aos comentários que seguem:
a) Função cognitiva
b) Função catártica
c) Função estética
d) Função social
(  ) A literatura provoca nossos sentidos e emoções.
(  )É uma espécie de descarga emocional que provoca certo alívio das tensões.
(   )A literatura engajada convoca a participação em movimentos ou questões graves da época.
(  )O escritor produz textos que transmitem conhecimento sobre uma época, seus costumes e valores.
(   )A função[...] desencadeia no leitor uma purificação dos seus sentimentos ao defrontar com uma obra literária.

QUESTÃO 03. Conceitue os tipos de variações linguísticas a seguir:
a) Variação histórica
b) Variação geográfica
c) Variação cultural
d) Variação social

QUESTÃO 04. A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos:

a) Antigamente
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
                                                       Carlos Drummond de Andrade
b) Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
                     Oswald de Andrade

c)  Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
d ) E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?

QUESTÃO 05. Conceitue:
a) Frase
b) Oração
c) Período

QUESTÃO 06. Assinale a alternativa que é frase, mas NÃO é oração:
a) “às quatro em ponto me casarei contigo no mais alto beiral – disse o pombo”.
b) “Como a brisa é triste”.
c) “... porque as andorinhas mais velhas enfileiravam-se nas cornijas...”.
d) “Irônica, perguntou a pomba”.
e) “Que tarde azul!”.

QUESTÃO 07. Observando-se as orações e períodos existentes no parágrafo anterior, pode-se reconhecer que o cronista escreveu:
a) três períodos simples e dois períodos compostos.
b) quatro períodos simples e dois períodos compostos.
c) quatro períodos e nove orações.
d) cinco períodos e sete orações.
e) cinco períodos e oito orações.

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